Monday, March 12, 2007

Web 2.0

A World Wide Web é o termo que define um conjunto de interligações e de documentos interligados a partir da Internet. O conceito 'rede de redes' é ja trivial no que diz respeito à capacidade de comunicar através de um click com outros computadores ligados a essas mesmas redes. Este 'ambiente online' ou cibernético, para além de ser já um universo de dimensões ilimitadas ou infinitas, propõe-se agora mais desenvolvido e evoluído, pelo que o termo Web 2.0 pode ser considerado a segunda geração da WWW.

Na Web, há a possibilidade de lançar um qualquer software, sem que, para isso, seja necessário inseri-lo no mercado. Assim, a partir da Web 2.0 podem lançar-se várias versões de software, sem que elas sejam lançadas oficialmente. É por isso que vemos, muitas vezes, a palavra 'beta' acompanhar o Gmail, o Blogger... É, em suma, o que chamamos vulgarmente de Free Software. Dentro deste conceito, encontramos os já conhecidos Windows Live Messenger; Wikipédia; Flickr, e também, como já referido, o Blogger, entre outros.

Este modelo de Web mais avançado conta com a colaboração de todos, tal como no início da construção da rede - a cooperação mantém-se - sendo que tudo se vai fazendo de forma diferente e gradual.

O objectivo é fazer tudo que se fazia anteriormente, mas de uma forma mais rápida, acessível e eficaz. Não se trata de uma tecnologia, mas de uma atitude. Novos conceitos, novas formas de divulgar informação e de comunicar, mantendo a base anterior - uma plataforma comum a todos, a Web. Neste caso, a Web 2.0!


Sites consultados:
*Folha.uol.com.br
*oreillynet.com

5 comments:

Magui said...

pahhhhh....tens uma imagem igual a minha!!!!Lol...temx mm bom gosto, sua porca!!!!;P

Jorge said...

Bom post.
Abraço.

Jorge said...

Obrigado pelo comment. Volta sempre!
Abraço.

a essência do fim está no início said...

Na WEB o plágio (no bom sentido da palavra) é algo extremamente importante, para a evolução das ideias e conceitos! Aqui existe sempre, um constante somatório à particula inicial, produzindo cada vez mais, pensamentos assertivos e menos deambualntes.

a essência do fim está no início said...

já agora quando refiro-me ao plágio, não é uma apologia à barbarie, mas sim uma apologia ao conhecimento e à evolução deste!